domingo, 11 de setembro de 2011

O mágico 3º Colóquio Amapaense de Fotografia

Um momento magico! É assim que posso definir a oficina; Caixa Magica I, ministrada pelo fotografo Miguel Chikaoka.
 
Miguel Chikaoka nasceu em 1950, em Registro, São Paulo. Começou a fotografar na França, no período de 76 a 79. Chegou a Belém, em 1980 e começou a participar intensamente de atividades que levaram-no a idealizar projetos e eventos, como as coletivas FotoPará e os Fotovarais. Realizou as individuais "Subterrâneos do Paraíso", em 80 e "Panela de Pressão", em 81.

Em 83, criou a FotoAtiva, ateliê voltado para o aprendizado da fotografia como linguagem e expressão pessoal. Coordenou o projeto "FotoAtiva Cidade Velha", em 85. Fundou a Agência Kamara-Kó na qual realiza trabalho de documentação sobre questões ambientais da região.

Dedica-se à coordenação do departamento de ensino e pesquisa da FotoAtiva, transformada desde 2000 em Associação. Criou as Jornadas "Belém 24 Horas" e as oficinas "Fotografia Sensorial", "Photo Morphosis", "Fotografia Experimental", "Brincando com a Luz" e mais recentemente "Tubo de Ensaio". Ministrou oficinas e palestras no Brasil e no exterior e coordena desde 2000 o projeto "FotoAtiva Ver-o-Peso". É engenheiro eletrotécnico, formado pela Unicamp - Campinas.
Chikaoka, traz pra perto  do povo Amapaense o possível resgate da origem da fotografia.

Ao construir a “Caixa Magica” fiquei maravilhado com tal experiência, uma coisa simples, feita com material simples, que causa uma incrível sensação de euforia e libertação.
 
Misturando-se com a cultura oriental, usamos uma técnica bem conhecida para a construção da caixa; usamos o origami para tal feito, foi lindo quando do nada ou de apenas uma folha de papel cartão surgiu uma caixa e logo depois as lindas imagens se colocaram a vista de quem queria ver. Mudei minha concepção sobre fotografia então creio que não só  a minha maneira de ver o mundo sobre o aspecto fotográfico mudou mas de todos que foram.

Foi lindo participar desse momento magico!


 
Não posso deixar de falar que reencontrar e conhecer novas amigos foi um ponto forte dessa oficina.

Um comentário:

  1. Nossa, Kairo!Uma oficina com o Chikaoka! Dez! Nosso grupo supera a lei da física, em vários lugares ao mesmo tempo, cobrindo o que há de melhor relacionado à Cultura! A vida é isso, companheiro! Sermos felizes no que fazemos!
    Congratulações tatapiunorescas!

    ResponderExcluir